As pessoas nunca se importaram tanto em estar no digital como agora.
Depois dos primeiros efeitos gerados pela pandemia, as empresas vêm investindo
em ações para aumentar sua presença na internet e vender mais.
As empresas estão se reinventando para manter as suas operações, mas nem todas sabem como ter um modelo de vendas apoiado em aquisição de clientes por canais digitais.
O que é Automação de Marketing?
Automação de Marketing é o uso de tecnologias que agilizam, automatizam e mensuram tarefas e fluxos de trabalho de marketing, fazendo com que as ações da empresa nos diferentes canais online sejam personalizadas e escaláveis.
Por meio da Automação de Marketing é possível entender o interesse do contato (Lead) e seu estágio de compra, além de oferecer todas as informações que precisa naquele momento de forma automatizada.
Um ponto importante é que a Automação de Marketing não se trata só de automatizar o envio de e-mails e nem é exclusiva para resultados da área de marketing. Ela auxilia o time de vendas e automatiza a passagem de leads entre marketing e vendas.
Utilizando a Automação de Marketing é possível escalar o trabalho e gerar mais resultados mesmo sem aumentar a sua equipe ou seu investimento.
Enquanto a ferramenta faz uma parte do trabalho automaticamente, o time pode focar em outras ações mais estratégicas.
Por que Automação de Marketing?
Empresas que já fazem ações de marketing digital, mas de forma isolada – como disparos de email marketing, publicações nas redes sociais ou criação de páginas para divulgar ofertas – investem mais tempo e recursos operacionais comparado com empresas que já usam Automação de Marketing.
Essas empresas reúnem todas as ações e informações em um só lugar, para só então, automatizar processos e economizar tempo.
Outro ponto relevante, também frente a ações isoladas, é a comprovação das estratégias com resultados em vendas. Com a Automação de Marketing é possível obter constância nas oportunidades geradas, fazendo que além da coleta de contatos, o marketing possa fazer uma qualificação de leads e entregar somente as oportunidades com o perfil certo e que estão preparadas para uma abordagem comercial.
Por que investir em Automação de Marketing?
Com a implementação de uma estratégia de Automação de Marketing, a área consegue estruturar/melhorar seus atuais processos.
As empresas que ainda não têm uma operação de marketing digital conseguem visualizar e criar a jornada do seu cliente ideal e suas estratégias ao redor disso. Para aquelas que já têm alguma noção sobre a estratégia, podem refinar suas jornadas de compra e criar escala.
Entre as vantagens que a estratégia oferece estão a criação de campanhas de e-mail mais personalizadas e que funcionam sozinhas 24×7.
Você também conseguirá conhecer melhor o seu público com o uso de Segmentação de Leads para:
- Classificar as informações capturadas e identificar diferentes perfis.
- Além de acompanhar o
comportamento de navegação dos visitantes do seu site com o Lead Tracking.
- E qualificar os melhores
contatos com o Lead Scoring.
Com todos esses recursos que a Automação de Marketing proporciona, fica mais fácil entender a jornada do seu cliente ideal e replicá-la de forma automática.
É possível criar fluxos de automação que guiam seus Leads desde o momento da descoberta de uma dor/necessidade até a compra.
A automação de Marketing também contribui em vendas ao fazer a gestão automática dos leads nas diferentes etapas do seu funil e envia para o comercial os Leads identificados como melhores oportunidades com base nas características que você predefiniu.
Você sabia que com a Automação de Marketing é possível ter um pipeline de vendas sempre aquecido?
Isso significa uma equipe muito mais produtiva!
O departamento de Marketing poderá:
- Identificar diferentes perfis de públicos, com base em seu comportamento de navegação e informações capturadas para personalizar a comunicação e o atendimento para cada um deles.
- Criar de um jeito fácil e visual fluxos de comunicação automatizados, que alcançam uma conversão até 4x melhor que disparos de e-mails soltos.
- Qualificar melhor os contatos e os mais propensos a comprar e enviar as melhores oportunidades para o time de Vendas.
- Saber quantos leads estão em cada etapa do funil de Marketing e Vendas e ter previsibilidade para saberquantas oportunidades irá gerar nesse e nos próximos meses.
- Saber mais campanhas de marketing são mais efetivas e em quais canais vale mais a pena investir para gerar melhores resultados online.
- Ganhar consistência nas suas ações e consequentemente no seu resultado.
Começar agora investindo numa estratégia que tem resultados comprovados como a Automação de Marketing é a melhor escolha:
Equipes de marketing que usam a automação criam campanhas mais precisas, nutrem sua equipe de vendas com melhores leads e alcançam um maior resultado.
Sua empresa cria uma máquina de vendas que garante previsibilidade para o seu negócio.
Não existe dependência apenas dos consumidores prontos para a compra.
Sua estratégia não fica atrelada a grandes investimentos em mídia.